Leia isto antes de escolher uma empresa de Marketing Multinível

Quando falamos de “marketing multinível” ou de rede, falamos de vendas de produtos. Que poderá ser tanto para um público ou nicho específico de forma digital ou no “boca a boca” através de vendas diretas de produtos físicos.

Normalmente, os distribuidores ganham comissões, não só por suas próprias vendas, mas também para as vendas feitas pelas pessoas que eles recrutam.

O problema é que nem todos os planos de marketing multinível são legítimos. Se o principal fator de lucro que você ganha é baseado somente em suas vendas para o público, pode ser um plano de marketing multinível legítimo.

Mas se o dinheiro que você ganha é baseado somente no número de pessoas que você recruta, além e suas vendas para eles, provavelmente não é. Pode ser um esquema de pirâmide. Os esquemas da pirâmide são ilegais, e que a grande maioria dos participantes perdem dinheiro.

Se você está pensando em comprar em um plano de marketing multinível, precisa saber de alguns detalhes.

1) Considere os produtos

Muitas empresas que comercializam os seus produtos através de distribuidores vendem itens de qualidade a preços competitivos. Mas alguns bens de oferta que são caros, têm méritos questionáveis, ou são francamente inseguros para usar.

Conheça o que você estará vendendo. São produtos similares no mercado? São produtos a preços competitivos? É seguro? Seu patrocinador (o distribuidor que lhe recrutou, te dá o devido apoio nas reivindicações sobre o desempenho do produto?

Quase qualquer produto ou serviço pode ser vendido através de um sistema de marketing multinível, incluindo produtos de saúde, beleza e fitness que não estão disponíveis nas prateleiras das lojas.

Aplique uma dose saudável de ceticismo antes de comprar ou vender produtos anunciados como tendo algum “milagre” nos ingredientes ou resultados muito rápidos ou instantâneos. Muitas dessas “curas rápidas” não são comprovadas, mas de forma fraudulenta comercializadas, e inúteis.

Na verdade, elas podem até ser perigosas. Você pode verificar com um profissional de saúde antes de usá-los ou vendê-los.

Se decidir comprar no programa e promover os produtos, você deve ter certeza de seus materiais de marketing são verdadeiras e se há provas sólidas para apoiar as reivindicações que você faz sobre os produtos.

2) Saiba mais sobre a empresa

Pesquise e estude a historial da empresa. Faça uma busca na internet com o nome da empresa e palavras como avaliação, farsa ou queixa. Olhe através de várias páginas de resultados de pesquisa. Você também pode querer olhar para artigos sobre a empresa em jornais, revistas ou online. Descobrir:

  • Quanto tempo a empresa está no mercado
  • Se ela tem uma reputação positiva para a satisfação do cliente
  • O que falam sobre a empresa e seus produtos em blogs e sites
  • Se a empresa foi processada por práticas comerciais enganosas

Verifique junto ao Procon do seu estado se existem reclamações sobre qualquer empresa que você esteja trabalhando, embora a falta de queixas não garante que uma empresa seja legítima.

3) Avalie o Plano

Não pague ou assine um contrato em uma “reunião de oportunidade” sem antes avaliar de forma detalhada. Leve um tempo para pensar sobre sua decisão. Seu investimento requer dinheiro real, por isso não se apresse sem fazer alguma boa pesquisa primeiro.

Pergunte ao seu patrocinador para os termos e condições do plano, incluindo:

  • A estrutura de compensação
  • Suas despesas potenciais
  • Apoio a reivindicações sobre quanto dinheiro você pode fazer
  • O nome e informações de contato de alguém na empresa que pode responder suas perguntas

Obtenha essa informação por escrito. Evite qualquer plano em que a recompensa para o recrutamento de novos distribuidores é maior do que a de vender produtos ao público.

Tenha em mente que quando você recrutar novos distribuidores, você é responsável para as reivindicações feitas sobre quanto dinheiro eles podem ganhar.

Seja honesto e realista. Se suas promessas caírem, você poderá ser responsabilizado, mesmo se você está simplesmente repetindo reivindicações que você lê em um folheto da empresa ou ouviu falar de um outro distribuidor.

Se você não entender alguma coisa, peça mais informações até que fique absolutamente claro para você. Seu patrocinador e outros distribuidores devem estar dispostos a responder às suas perguntas.

Lembre-se que o seu patrocinador (e outros acima do nível do seu patrocinador) vão ganhar dinheiro se você participar do programa.

Então, tome seu tempo, e resista à pressão para aderir. Esteja ciente de shills – referências falsas pagos pela empresa ou distribuidor para fingir que eles foram bem sucedidos ganhar dinheiro através do plano.

Informe-se sobre as restituições.

Obtenha a política de reembolso da empresa por escrito. Certifique-se de que inclui informações sobre como devolver quaisquer produtos não utilizados, incluindo restrições e multas.

Pode parecer que você está minimizando seu risco se você pode devolver produtos para um reembolso, mas políticas variam sobre se você vai obter um reembolso total – e quanto tempo isso pode levar.

Muitos planos podem exigir que você compre formação ou materiais de marketing, ou pagar por seminários se você deseja obter descontos em produtos ou criar a sua própria rede de distribuidores.

Descubra quanto tempo e dinheiro serão gastos em formação, materiais de marketing e seminários quando aderiram ao plano, e se o plano exige que você a participe na formação contínua. O que acontece se você optar por sair do treinamento?

Peça a um amigo ou conselheiro para ler os materiais.

Você pode consultar um contador, um advogado ou outra pessoa de confiança que não é afiliado com o plano para rever os termos de compensação, determinar se o plano pode fazer backup de suas reivindicações sobre a quantidade de dinheiro que você pode fazer analisar a informação que lhe foi dado.

Pense se este tipo de trabalho se adapte seus talentos e objetivos.

Pergunte a si mesmo se você iria desfrutar de venda de produtos ao público. Descobra quantas horas por semana seu patrocinador e outros distribuidores gastaram no negócio quando eles se juntaram e quanto tempo eles gastam hoje.

Lembre-se que não importa quão bom é o produto ou sólido for o plano, você vai precisar investir capital próprio, suor e dinheiro para saldar seu investimento. Considere as outras demandas do negócio – por exemplo, indo para o treinamento, recrutamento de novos distribuidores, gestão de documentos, gravação de estoque e expedição dos produtos.

4) Pergunte

Peça seu patrocinador e outros distribuidores difíceis questões, e cavar para obter detalhes. Não considero intrometida ou intruso: você está em uma missão para verificar um negócio potencial que vai exigir o seu dinheiro e seu tempo.

Suas respostas podem ajudar a detectar falsas alegações sobre a quantidade de dinheiro que você pode fazer e se o negócio é um esquema de pirâmide. Aqui estão algumas perguntas a fazer antes de tomar decisões:

  • Quais são as suas vendas anuais do produto?
  • A quantidade de produto que você vende aos distribuidores?
  • Qual a porcentagem de suas vendas foram feitas para distribuidores?
  • Quais foram suas despesas no ano passado, incluindo o dinheiro que você gastou em produtos de formação e de compra?
  • Quanto dinheiro você fez no ano passado – ou seja, o seu rendimento e bónus, menos suas despesas?
  • Quanto tempo você gasta no ano passado sobre o negócio?
  • Quanto tempo você tem sido no negócio?
  • Quantas pessoas você já recrutados?
  • Qual a margem de lucro que você terá – rendimentos e bônus menos suas despesas

É importante para obter um quadro completo de como o plano de trabalho: não apenas quanto dinheiro os distribuidores farão, mas também quanto tempo e dinheiro gastarão para lucrar no plano, quanto tempo demora antes deles ganharem dinheiro, e como um grande downline é necessário para fazer dinheiro.

Um sinal de um esquema de pirâmide é se distribuidores vendem mais produtos a outros distribuidores do que para o público – ou se eles fazem mais dinheiro de recrutamento do que eles fazem de venda.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário. Forte abraço

Joseph